top of page

Autonomia como Tempo de Despertar

Você se lembra de quando ganhou a sua autonomia? Já perdeu ou se imaginou sem ela?


O ganho da autonomia, ou seja, a liberdade de gerir livremente a própria vida, realizando e vivenciando as próprias escolhas, é um processo gradual, construído passo a passo, de forma diferente por cada pessoa, iniciando-se muitíssimo cedo, seja ao escolher uma comida, uma roupa, aprender a falar, a ler, passando por momentos históricos como ir sozinho à escola, dirigir, a primeira noite de balada, trabalhar, namorar, casar, etc.


Percebe-se que o ganho da autonomia não estar somente nas ações da própria pessoa, mas também nas ações de um outro que vai lhe cedendo espaço, dando-lhe confiança, créditos, responsabilidades, o exemplo mais claro sem dúvida nenhuma são os pais.

A perda da autonomia também pode ocorrer de forma progressiva, como no caso de doenças degenerativas ou até mesmo por conta do envelhecimento natural dos seres humanos, mas às vezes ela pode vir de forma brusca, inesperada e imprevisível, como acidentes automobilísticos ou casos de violência.

Com a perda da autonomia, o mundo se estreita, a angústia, a raiva e a tristeza podem se fazer presente quando a realização de atividades básicas como amarrar um cadarço ou tomar um simples banho se tornam impossíveis de serem realizadas sem a ajuda de alguém, o qual muitas vezes sofre reclamações e xingamentos devido à sua amável (e compreensiva) disponibilidade.

Existem pessoas que decidem parar de lutar pela reconquista de sua autonomia, outras vão ultrapassando e criando limites, ganhando novas habilidades, se redescobrindo e conhecendo novas pessoas pelo caminho que seguem lutando pela retomada de sua autonomia; mas não aquela que foi perdida, mas sim de uma nova autonomia! Conseguir alcançar suas potencialidades, realizar seus sonhos de uma forma diferente, pois os sonhos também mudaram...segurar firmemente uma colher pode ser agora, neste momento o sonho de alguém.

Nesse novo mundo as vitórias passam a ser muito mais prazerosas, pequenos momentos se tornam mágicos e quando o objetivo é alcançado, quando uma parte da autonomia é reconquistada, o despertar para um novo mundo acontece!

O mundo é tão pequeno o quanto você imagina e tão grande o quanto você o faz!


 
 
 

Comentários


bottom of page